sábado, 22 de setembro de 2007


Conhecendo a SS e a SA


As Divisões da Waffen SS tiveram sua origem ligada a criação de uma guarda especial para o Führer, inicialmente formada por 200 homens que agiam como guardas-costa, já que a SA havia crescido numa proporção assombrosa, assim Hitler necessitava agora de uma guarda exclusiva. Surge então a Schtzstaffel (SS) ou esquadra de proteção. Depois do encarceramento de Hitler após o Putsch Munich falhado em 1923 o Hitler viu necessidade adicional até mesmo por guarda-costa e o lugar da SS foi solidificado na hierarquia NS. Até 1929 a SA era ainda a força dominante no partido Nacional Socialista, porém a SS estava se desenvolvendo em força e importância.Em Janeiro 1929 Hitler designou Heinrich Himmler para conduzir a SS, foi nomeado ao posto de Reichsführer, e era a meta de Himmler para criar um corpo de exército de elite de soldados armados dentro do partido, Porém a SS ainda era uma organização muito pequena e Hitler quis uma força efetiva.Himmler teve a intenção de recrutar homens que representaram a elite da sociedade alemã, ambos em habilidades físicas e convicções políticas. Pelo recrutamento ativo dele, Himmler pôde aumentar o tamanho da SS para aproximadamente 52.000 ao final de 1933. Embora a SS estava crescendo exponencialmente, a SA tinha refletido o crescimento do exército privado de Hitler.

A SA teve mais de 2 milhões de membros ao término de 1933. Conduzido por um dos camaradas mais velho do partido Ernst Röhm, em 30 de junho de 1934 a SS foi enviada para eliminar vários oficiais de alta posição na SA que trairam o ideal tramando contra o Fuhrer, e ficou conhecida como Nacht der langen Messer (noite das facas longas).Daquele ponto Himmler e a SS seria a força dominante no N.S.D.A.P. Com a independência Himmler ampliou a SS e criou vários departamentos novos dentro da infra-estrutura existente. Em particular, Himmler criou o Sicherheitsdienst (SD) que era agir como o serviço de segurança de Reich.A SS foi ampliado para incluir a polícia alemã em 1936. Himmler reorganizou então a polícia do Reich certamente para incluir o Ordnungspolizei (Polícia Regular), e o Sicherheitspolizei (Polícia de Segurança).O Sicherheitspolizei foi dividido mais adiante no Kriminalpolizei ou Kripo (Polícia Criminal) e o Geheime Staatspolizei ou Gestapo (Polícia Secreta). Tudo estes vários elementos eram o quartel general ao Reichssicherheitshauptamt (escritório central de Segurança de Reich). O RSHA estava debaixo da direção de Reinhard Heydrich e mais recente Ernst Kaltenbrünner.


DIVISÕES DAS WAFFEN SCHUTZSTAFFEL


A numeração geral datada de 1942. As denominações variavam com a composição racial dos efetivos. As de voluntários alemães (Reichsdeutsche) eram SS-Division (Divisão SS); as de alemães raciais (Volksdeutschen ) nascido em outros páises eram SS-Freiwilligen-Division (Divisão de Voluntários SS); as de outras nacionalidades e raça eram Waffen Division der SS (Divisão das Waffen SS). As denominações descritas eram: Panzerdivision (Divisão Blindada); Grenadierdivision (Divisão de Infantaria); Panzergrenadierdivision (Divisão de Infantaria Motorizada); Kavalleriedivision ( Divisão de Cavalaria); Gebirgsdivision (Divisão Montanha). AS GRANDES UNIDADES DAS WAFFEN SCHUTZSTAFFEL


1ª S.S. Panzerdivision "Leibstandarte Adolf Hitler"Originária da guarda de corpo pessoal do Führer, comandada por Sepp Dietrich. Participou em todas as campanhas : Polônia, Holanda, França, Grécia, Ucrânia, Itália, Normandia, Ardenas, Hungria. Emblema : A gazua, " que abre todas as portas " também faz trocadilho com o nome do comandante Dietrich que gazua em alemão.


2ª S.S. Panzerdivision "Das Reich" Originária dos 3 regimentos da Verfügungstruppe. Comandada por Paul Hausser. Atuou na Polônia, Holanda, França e Sérvia. Chegou às portas de Moscovo em 1941. Ocupou Toulon em 1942, em Budapeste e Viena em 1945. Emblema : A runa do combate.


3ª S.S. Panzerdivision "Totenkopf" Originária das Totenkopfverbände, comandadas por Theodor Eicke. Atuou, em 1940, na região de Dunquerque em 1941, em Leningrado. Bateu-se na Ucrânia (Kharkov), depois da Polônia (Varsóvia) e na Hungria (Iago Balaton). Aniquilada em frente de Viena. Emblema : A caveira (Totenkopf em alemão). Obs. Eicke manteve a farda castanha cor nazista em lugar da cor negra, para suas unidades Totenkopf, de guarda dos campos de concentração e para a Divisão Totenkopf das Waffen SS. Morto em combate na frente russa 1943.

4ª S.S. Panzergrenadierdivision "Polizei 1" Originária da Polícia de Ordem (Orpo). Participou na campanha da França. Atuou nos países bálticos durante o Verão de 1941. Bateu-se em frente de Leningrado e contra os guerrilheiros na retaguarda. Transferida para a Iugoslávia e, depois, para a Grécia. Aniquilada no Oder. Emblema : A runa do lobo.


5ª S.S. Panzerdivision "Wiking" Criada no Outono de 1940. Primeira divisão de voluntários "germânicos" sob o comando de Felix Steiner. Conquistou Kiev e Rostov, atingiu o Cáucaso, indo até ao monte Elbruz. Participou nas batalhas de Kharkov e Kursk. Cercada em Tcherkassy, em princípios de 1944, consegue liberar-se. Bateu-se na Polônia e na Hungria. Emblema : A roda solar. Obs. Felix Steiner faleceu em Munique em 1966.


6ª S.S. Gebirgsdivision "Nord" Originário do Kampfgruppe formado na Finlândia pelos regimentos S.S. Totenkopf. Transformada em divisão de montanha em princípios de 1942. Bateu-se na Lapônia e na Carélia. Evacuada da Noruega e transferida para a Alsácia, no Outono de 1944. Bateu-se no Palatinado e em Wurtemberg. Emblema : A runa Hagel, símbolos da vida e da morte entrelaçados.


7ª S.S. Gebirgsdivision "Prinz Eugen" Criada em princípios de 1942 com os Volksdeutsche da Sérvia e da Croácia. Foi comandada por Arthur Phleps, especializado na luta contra os partidários de Tito. Atuou, em fins de 1944, no corredor de Vardar, contra os russos-búlgaros. Transferida para a Polônia e esmagada no Oder. Emblema : A runa de Odal.


8ª S.S. Kavalleriedivision "Florian Geyer" Criada em 1942 e comandada por Hermann Fegelein, bateu-se tanto na Frente Leste, como na retaguarda. Atuou na Hungria, depois na Bielorussia, em princípios de 1944. Transferida de novo para a Hungria. Cercada em Budapeste e aniquilada. Emblema : Um gládio e uma cabeça de cavalo.

9ª S.S. Panzerdivision "Hohenstaufen" Formada em princípios de 1943, sob as ordens de Wilhelm Bittrich. Atuou inicialmente na Frente Leste e foi, enviada para a Frente Oeste, aquando do desembarque da Normandia. Foi colocada em Arnhem, para dar descanso ao pessoal. Atuou nas Ardenas, na Hungria e na Áustria. Emblema : A letra H e um gládio.


10ª S.S. Panzerdivision "Frundsberg" Formada em princípios de 1943. Segue o mesmo itinerário da divisão Hohenstaufen, até à batalha da Normandia. Comandada por Heinz Harmel. Atuou no Oreno, em fins de 1944. Transferida para o Oder, em princípios de 1945. Emblema : A letra F e uma folha de carvalho.


11ª S.S. Panzergrenadier Division "Norland" Constituída em 1943, com os sobreviventes das legiões dinamarquesas, norueguesas e holandesas. Bateu-se na Croácia, e depois foi transferida para a Curlândia. Forma o núcleo do III Corpo Germânico. Perde, em combate, os seus três comandantes : Fick, Von Scholz e Ziegler. Atuou em Stargard. Aniquilada em Berlim. Emblema : A roda solar num círculo.


12ª S.S. Panzerdivision "Hitler-Jugend" Criada no solstício de Verão de 1943, sob o comando de Fritz Witt, com os voluntários da Juventude Hitleriana e com os quadros da Leibstandarte. Atuou na Normandia, na região de Caen, e depois em Falaise. Bate-se nas Ardenas e na Hungria. Emblema : A "gazua" e a runa da vitória.

13ª S.S. Waffen-Gebirgsdivision der S.S. "Handschar" Formada em fins de 1943, com voluntários muçulmanos, originários da Bósnia-Herzégovina. Especializada na luta contra os partidários de Tito, em ligação com os Ustachis croatas. Combateu em fins de 1944 no corredor de Vardar e em frente de Zagreb na Primavera de 1945. Aniquilada. Emblema : O Handschar ou iatagã árabe, Cimitarra, simbólica dos mulçumanos que a constituíam.


14ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Galicien" Formada em 1943, com voluntários ucranianos da Ruténia e da Galícia. Entrou em combate na Primavera de 1944. Foi muito castigada. Reorganizada com novos recrutas. Alguns sobreviventes continuaram a luta dos Cárpatos até 1947 ... Emblema : O leão e as três coroas da Galícia.


15ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Lettland" Constituída em princípios de 1944, pela Legião S.S. letã e por unidades de segurança. Bateu-se inicialmente contra os guerrilheiros, e depois na frente, na Estônia e na Letônia. Continuou a luta na Polônia e na Pomerânia. Aniquilada quando dos combates em volta de Berlim. Emblema : A letra L e um número 1.


16ª S.S. Panzergrenadier Division "Reichführer S.S." Formada em fins de 1943, com elementos da polícia e da guarda pessoal de Heinrich Himmler . Atuou na frente italiana. Transferida para a Hungria, em princípios de 1945. Combateu no Iago Balaton. Emblema : O escudo de gola do Reichführer S.S.


17ª S.S. Panzergrenadier Division "Götz von Berlichingen" Organizada em fins de 1943 sob o comando de Werner Ostendorff. É enviada para a frente da Normandia. Bateu-se no Contentin. Participou nos combates em frente de Metz. Lutou na Lorena e no Palatinado. Estava na Baviera quando terminou a guerra. Emblema : Punho de ferro.

18ª S.S. Freiwillige Panzergranadier Division "Horst Wessel" Criada em princípios de 1944. Enviada para a Hungria, Ucrânia e Galícia (Combateu com o primeiro batalhão da Brigada de Assalto Francesa). Em princípios de 1945, lutou na Silésia e na Boêmia. Falhou no seu contra-ataque para libertar Berlim. Emblema : Um gládio ou a insígnia das SA. Obs. Horst Wessel nome de um herói das SA que compusera a letra do hino NS "Die Fahne Hoch".


19ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Latvia" Segunda divisão letã, criada com base nos batalhões de segurança, durante o Verão de 1944. Foi imediatamente utilizada no setor de Shavli. Cercada com as forças de Curlândia. Muito castigada. Alguns voluntários letões foram evacuados por mar e outros juntaram-se aos "Irmãos da Floresta". Emblema : A letra L e um dois romano.


20ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Estland" Formada com base na legião S.S. estoniana, em princípios de 1944. Utilizada no setor da Curlândia. Transferida para a zona de Varsóvia. Muito castigada em princípios de 1945. Bateu-se no Neisse, na Silésia e em Praga. Emblema : A letra E e um gládio.


21ª Waffen-Gebirgs Division der S.S. "Skanderberg" Constituída em 1944 com unidades de voluntários albaneses. Utilizada contra os guerrilheiros comunistas de Enver Hodja, e, depois, contra os exércitos russos e búlgaros no corredor de Vardar. Procedeu a numerosos contra-ataques na Iugoslávia. Foi, finalmente, cercada de destruída. Emblema : A águia negra bicéfala da Albânia.


22ª S.S. Freiwillige Kavallerie Division "Maria-Theresa" Formada em princípios de 1944 com os voluntários alemães da Hungria e alguns magiares. Utilizada em Varsóvia no combate contra os soviéticos e os insurretos. Transferida para o seu país natal para atuar na zona oriental. Cercada e aniquilada em Budapeste com a divisão Florian Geyer. Emblema : O cravo, flor preferida da Imperatriz.

23ª S.S. Freiwillige Panzergrenadier Division "Nederland" Originária da Brigada de Assalto dos voluntários holandeses, e criada em Outubro de 1944. Cercada na bolsa da Curlândia. Evacuada por mar e transferida para a Polônia., em começos de 1945. Bateu-se no Oder. Aniquilada na batalha de Berlim. Emblema : Runa de Odal sagitada.


24ª Waffen-Gebirgs Division der S.S. "Karstjäger" Formada em fins de 1944 com voluntários do Tirol do Sul, eslovenos e alguns italianos. Especializada no combate de montanha contra os guerrilheiros. Retirou, no final da guerra, para a Carintia, no Alpenfestung. Emblema : A runa de Tyr, entrecruzada pela insígnia dos caçadores imperiais tiroleses.


25ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Hunyadi" Segunda divisão de origem húngara, constituída em princípios de 1944, com uma grande proporção de membros do Partido da Cruz Flechada. Enviada para a Polônia, e, depois, mandada regressar à Hungria. Participou no putsch de Szalasi. Combateu na Prússia oriental, em Dantzig e na Pomerânia. Foi aniquilada no Oder. Emblema : Cruz Flechada e duas coroas.


26ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Gömbös" Terceira Divisão húngara, organizada em Março de 1945, algumas semanas antes do fim da guerra. Recrutamento idêntico ao da 25ª Divisão. Formada na Hungria. Combateu, inicialmente, contra os russos e, depois, contra os americanos no sul da Alemanha. Foi rapidamente liquidada. Emblema : Cruz Flechada com três coroas.

27ª S.S. Freiwillige Grenadier Division "Langemarck" Originária da brigada de assalto flamenca, tendo sido criada no Outono de 1944. Bateu-se na Curlândia e na Polônia. Participou na batalha de Stargard. Retirou para Oder, não conseguindo furar até Berlim. Foi muito castigada nos últimos combates. Emblema : Roda solar com três braços.


28ª S.S. Freiwillige Panzergrenadier Division "Wallonie" Originária, em princípios de 1945, da brigada de assalto, comandada por Léon Degrelle. Foi muito castigada em Tcherkassy, na Estônia, e em frente de Dorpat. Evacuada da Curlândia e utilizada na Pomerânia, em volta de Stargard, e depois em Stettin. Emblema : O sabre e a adaga, ou a cruz de Borgonha. Obs. Degrelle foi o único estrangeiro condecorado com a Cruz de Ferro com folhas de carvalho, refugiou na Espanha em 1945.


29ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Itália" Formada em fins de 1944, com os voluntários da República Fascista. Recebeu instrução na Prússia Oriental e atuou nos vales dos Alpes, contra os guerrilheiros. Enquadrada por oficias alemães e italianos. Retirou para a Carintia e, depois, para a Áustria. Emblema : O fáscio lictório.


30ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Weissruthenien" Segunda Divisão russa, formada durante o Verão de 1944, com voluntários bielorussos e rutenos. Treinada na Alsácia e imediatamente mandada para a frente. Duramente castigada, seguiu, depois, para a Eslováquia. Transferida para o exército Russo de Libertação do general Vlassov. Atuou e foi aniquilada na Morávia. Emblema : A cruz dupla da Rutênia.


31ª S.S. Freiwillige Grenadier Division "Bohmen und Mahren" Formada em Março de 1945, na Boêmia-Morávia, com tropas dos depósitos S.S.. Atuou, logo em seguida, na Silésia. Foi repelida ao tentar libertar Berlim. Participou na repressão da revolta de Praga e foi aniquilada. Emblema : O leão e o globo de cruz dupla, armas da Boêmia-Morávia.
32ª S.S. Freiwillige Grenadier Division "30 Januar" Composta, em princípios de 1945, com tropas dos depósitos do Sul da Alemanha e da Áustria. Atuou na Polônia, e, depois na Pomerânia. Foi muito castigada em Korlin. Retirou para Stettin e, depois, foi dividida entre Berlim e Hanover. Emblema : A runa de Tyr. Obs. A data de 30 de janeiro no calendário nazista comemorava a posse legal de Hitler como chanceler do Reich em 1933.


33ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Charlemagne" Formada em fins de 1944 com voluntários franceses. Atuou na Pomerânia. Foi desmantelada em Korlin e Felgard. Um último batalhão de assalto Charlemagne lutou até ao fim em Berlim. Emblema : As armas do imperador do Ocidente, formadas pela águia germânica e pelas três flores de lis. Obs. Foi a última unidade da Waffen SS, a defender a chancelaria e a sede das SS, na Prinz-Albrechtstrasse, quatro franceses foram os últimos SS a receber a Cruz de Ferro, no grau de Cavaleiro.


34ª S.S. Grenadier Division "Landstorm Nederland" Constituída na retaguarda da frente holandesa, a partir do Outono de 1944, com os reservistas e milicianos holandeses. Atuo, depois, na frente. Retirou do Kessel Haia-Roterdão. Emblema : A runa do lobo na horizontal.


35ª S.S. Grenadier Division "Polizei II" Segunda Divisão da polícia, obtida em princípios de 1945, por uma nova mobilização da Orpo. Foi utilizada na frente da Pomerânia. Duramente castigada em Kustrin. Lutou até ao fim no Oder. Emblema : A runa da vida e da morte, com um dois romano.


36ª Waffen-Grenadier Division der S.S. "Dirlewanger" Formada em princípios de 1945, com base na unidade do Dr.Oskar Dirlewanger que ganhou uma péssima reputação na Rússia e na Polônia dado ao seu caráter implacável. Transformada numa divisão, foi enviada para a Pomerânia. Foi totalmente aniquilada no fim da guerra. Emblema : Duas granadas e mão alemãs, cruzadas.

37ª S.S. Freiwillige Kavallerie Division "Lützow" Constituída, em princípios de 1945, com base nos depósitos das unidades de cavalaria das Waffen S.S.. Reforçada por numerosos voluntários estrangeiros. Utilizada imediatamente contra os americanos, na Francónia e no land de Bade. Retirou para a Baviera. Emblema : A letra L e um gládio.38ª S.S. Panzergrenadier Division "Nibelungen" Formada na Primavera de 1945, com os alunos e graduados das escolas das Waffen S.S., com predomínio dos da S.S. Junkerschule de Bad Tölz. Teve numerosos voluntários estrangeiros. Dizimada nas últimas semanas da guerra. Retirou para Bertechgaden. Emblema : O capacete alado dos Nibelungos.

Sem comentários: