domingo, 23 de setembro de 2007



Declarações de Jesse Owens:

"Quando eu passei pelo Chanceler ele levantou, acenou sua mão para mim, e eu acenei de volta para ele. Eu acho que os escritores mostraram mau gosto em criticar o homem da hora na Alemanha".


"Hitler não cumprimentou mais ninguém aquele dia, a pedido do comitê olimpico alemão. O que me entristece na verdade, foi que na volta para os EUA, não me fizeram NADA. Meu presidente não me cumprimentou, não ouve desfile, não houve nada."


Agora, um depoimento da viúva de Owens, quando questionada sobre a escolha da cidade que sediaria as Olimpíadas de 2000, que acabaram acontecendo em Sidney (Austrália):

"Berlim representa muito para mim. Não estive em Berlim quando o meu marido conquistou as suas quatro medalhas em 1936, mas fizemos várias viagens àquela cidade mais tarde. Tudo era maravilhoso. Os alemães eram muito agradáveis para nós. Em Berlim colocaram até o nome de Jesse numa rua. Gostaria imensamente que os Jogos Olímpicos de 2000 fossem novamente em Berlim. Eu defendo esta idéia com todas as minhas forças e é realmente uma pena que Jesse já não esteja vivo. Ele lutaria, em todo o Mundo, pela realização dos Jogos em Berlim, no ano 2000".

Hitler assistiu à inauguração dos Jogos, cumprimentando e condecorando, inclusive, os primeiros vencedores. Em seguida o Comitê Olímpico solicitou que ele se abstivesse de participar nas cerimônias de entrega de troféus, com centenas de fotógrafos, repórteres, cineastas, segurança e público, já que isso acarretava uma grande demora no decorrer normal dos Jogos. Hitler de bom grado acedeu ao pedido e retirou-se quando faziam a entrega de uma medalha de ouro ao americano Cornelius Johnson, e não a Owens como sempre é afirmado.

Jesse Owens ficou na Alemanha, depois dos Jogos, mais tempo do que era esperado e fez uma digressão pelo país sempre sobre o assédio de multidões de admiradores e caçadores de autógrafos. O próprio Lutz Long, derrotado (mas não humilhado como afirmam até hoje), tornou-se seu grande amigo pessoal.Enquanto isso, ao voltar para os EUA, Owens nem sequer recebeu um cumprimento de seu presidente, e voltou a sentar-se nos bancos traseiros dos autocarros reservados a negros.

Eis a verdades sobre as Olimpíadas de Berlim 1936

1- Não foi Hitler quem se negou a entregar a medalha a Jesse Owens. Ocorreu que, nas provas anteriores, a entrega de medalhas pelo Führer causava muito alvoroço e isso atrasava as provas, de maneira que os representantes do comitê olímpico internacional pediram que ele parasse de fazer as entregas. Este fato aconteceu quando Cornélius Johnson (e não Jesse Owens) estava sendo laureado com a medalha de ouro por salto em altura. A partir daí Hitler não entregou medalhas a mais ninguém, negro ou ariano.


2- A Alemanha foi a grande vencedora da Olimpíada, tendo mais medalhas que os EUA e a Itália (3° colocada) juntos!


3- Jesse Owens foi um verdadeito sucesso na Alemanha. O povo alemão fazia fila para conseguir seus autógrafos, e o Estádio de Berlim aplaudia em pé a cada conquista sua, com direito a banda e tudo mais.A coisa chegou a tal ponto que ele teve problemas com cãibras no braço e um outro atleta negro americano passou a assinar autógrafos em seu lugar e chegou a ter que mudar de residência por causa dos caçadores de autógrafos.Nas palavras do próprio Jesse Owens: "O entusiasmo esportivo dos espectadores alemães me causou profunda impressão, especialmente a atitude cavalheiresca da assistência. Podem dizer a todos que agradecemos a hospitalidade germânica".


4- Quando voltou aos EUA, Jesse foi vítima de um racismo que o impedia de sentar no mesmo ônibus que pessoas brancas, e quando chegou da Alemanha com suas 4 medalhas de ouro, não teve recepção nenhuma por parte do seu próprio povo.




Fonte: Holocausto Judeu ou Alemão - Nos bastidores da mentira do século, de S. E. castan, Editora Revisão.

Sem comentários: